O projeto da equipa de Sub 23 do Marítimo arrancou esta manhã, no Complexo Desportivo do Marítimo, ainda com um plantel não totalmente definido dado que se encontram alguns atletas à experiência.

Sob o comando de José Pedro Jacinto, coadjuvado por Idalécio Antunes - que na última época ajudaram os juniores verde-rubros a subirem à I Divisão -, por Pedro Silva e por Costinha (este, treinador de guarda-redes) os jovens jogadores preparam-se para uma competição que se estreia em 2018/2019 e apresenta algumas particularidades.

São 14 as equipas que participam no campeonato - Associação Académica de Coimbra - O.A.F., SDUQ, Lda., Clube Desportivo Cova da Piedade - Futebol, SAD, Clube Desportivo das Aves - SAD, Clube Desportivo Feirense - Futebol, SAD, Estoril Praia - Futebol, SAD, Marítimo da Madeira - Futebol, SAD, Os Belenenses - Futebol, SAD, Portimonense – Futebol, SAD, Rio Ave Futebol Clube - Futebol SDUQ, Lda., Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD, Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, Vitória Futebol Clube - SAD e Vitória Sport Clube - Futebol, SAD - devendo o sorteio ser realizado na próxima sexta-feira.

Todos os clubes terão de jogar em campo de relva natural - no caso verde-rubro o Estádio de Machico apresenta-se como o indicado -, sendo que as jornadas estão marcadas preferencialmente para os sábados de manhã, 11 horas, embora haja rondas, também, nas tardes de terça-feira, 18 horas. Numa primeira fase os clubes jogam todos contra todos - de 18 de agosto a 9 de fevereiro -, apurando-se os seis primeiros para discutirem o título - de 23 de fevereiro a 1 de maio -, enquanto os restantes jogam a manutenção - de 23 de fevereiro a 18 de maio.

As equipas têm que apresentar jogadores nascidos em 1996 ou posterior - até juniores A e juniores B -, embora o guarda-redes não tenha que obedecer àquele limite. Na ficha do jogo podem estar inscritos 23 jogadores - não necessariamente profissionais - o que significa que o 'banco' pode apresentar 12 atletas. Novidade também é que podem ser efetuadas quatro substituições mas em apenas três paragens de jogo - significa que duas terão de ser feitas em simultâneo.

No Regulamento deste Campeonato de Sub 23 organizado pela Federação Portuguesa de Futebol há, ainda, alguns aspetos que deverão ser clarificados.

 

Club Sport Marítimo | Todos os direitos reservados | Administração