O passado fim de semana voltou a coroar de êxito a secção de Patinagem de Velocidade verde-rubra, com os patinadores da secção a mostrarem grande nível no Campeonato Nacional de Cadetes e Seniores disputado em Estarreja.
Num fim de semana onde a chuva foi marcando presença, as previsões apontavam para um fim de semana carregado de muita pluviosidade e trovoada, mas o sol acabou por ir espreitando e permitindo a realização de quase todas as provas previstas, embora com bastantes alterações ao programa inicial.
Nos Cadetes Femininos o grande destaque vai sem dúvida para o título de campeã nacional obtido pela Cadete Beatriz Freitas nos 500mts sprint, onde dominou a prova desde o início e partiu determinada em vencer. Catarina Rodrigues viria a ser 13ª (foi apurada para os 1/4 final) e Cintia Ribeiro 20ª. Mas o fim de semana começou com os 10km Eliminar, onde Beatriz Freitas foi 6ª classificada, Catarina Rodrigues 16ª e Cíntia Ribeiro 27ª. Seguiu-se a prova de 5km Pontos, da parte da tarde, onde Beatriz Freitas ficou muito perto do bronze (4ª posição em cima da meta), Catarina Rodrigues foi 15ª e Cíntia Ribeiro 25ª. Na estafeta Americana as Cadetes verde rubras conseguiram uma prova regular e obtiveram a medalha de brone, com Cíntia Ribeiro a estrear-se nos pódios nacionais e a ser acompanhada por Beatriz Freitas e Catarina Rodrigues.
Nos Cadetes Masculinos, Rodrigo Mendes iria iniciar a sua participação no campeonato com um 7º posto na prova de 10km Eliminar e o Pedro Figueiredo viria a ser 12º. Estes dois patinadores viriam a mostrar grande consistência e alguma evolução relativamente ao nacional de pista, mantendo-se quase sempre nos lugares da frente da prova. Nos 5km Pontos Rodrigo Mendes viria a brilhar com o bronze, ao cortar a neta na primeira posição e a conquistar os 3 pontos necessários para subir ao pódio, enquanto Pedro Figueiredo foi 10º tendo cortado a meta em 8º, mas sem pontuar nas metas volantes. Nos 500mts Rodrigo Mendes foi 6º classificado, tendo ficado pelas 1/2 finais, e Pedro Figueiredo foi 20º classificado. Na estafeta Americana esta dupla pagou pelo facto de competirem com equipa completa e acusaram algum cansaço, ficando na 6ª posição entre as 9 equipas participantes.
Em Séniores Masculinos, Diogo Mendes e Hélio Santos foram os verde-rubros em prova, com Diogo Mendes a entrar no Campeonato moralizado pela chamada aos trabalhos da Seleção Nacional, tendo realizado uma bela prova de 20km eliminar, indo buscar tentativas de fuga na frente do pelotão e lutando muito, obtendo a 7ª posição contra uma concorrência fortíssima e colocando-se como o 2º Junior A na classificação desta prova. Hélio Santos acabaria também por surpreender numa vertente que não é a sua especialidade (fundo) e foi 11º classificado. Nos 10km pontos Diogo Mendes viria a ser 9º depois de uma prova onde os 3 primeiros se isolaram e deixaram 6 elementos no pelotão para terminar ao sprint, entre os quais se encontrava o Diogo. Hélio Santos foi 13º com mais uma prova muito positiva. Já nos 500mts Hélio Santos viria a ser o 1º atleta não apurado para a 1/2 final, ficando na 9ª posição e Diogo Mendes a ser 12º. Na estafeta Americana, fruto de serem a única equipa presente com equipa incompleta, pagaram caro esse esforço e quedaram-se pela 5ª posição, numa missão de sacrifício por parte dos patinadores maritimistas.
Um balanço claramente positivo, não só pela medalhas obtidas, mas também pelo valor que os patinadores demonstraram durante todas as competições, mostrando mais uma vez de que o seu empenho nos treinos, perseverança e apoio dos pais são fundamentais pata o seu sucesso.

Club Sport Marítimo | Todos os direitos reservados | Administração