Sobre o Colégio do Marítimo
Academic and athletic excellence.
O colégio possui 315 alunos, distribuídos pelas valências de Creche, Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, permitindo a entrada aos 4 meses de idade até aos 10 anos.
Os alunos do Colégio beneficiam de um currículo de enriquecimento curricular distinto das estantes ofertas educativas, na medida em que praticam atividades desportivas pelo menos 4 horas por semana.
Entre os desportos praticados, destacam-se o atletismo, futebol, andebol, ginástica, badminton, esgrima, patinagem, ténis, voleibol, ténis de mesa, frisbee, taekwondo.
O Colégio do Marítimo não é só um lugar de transmissão de saberes, mas um espaço de formação integral da pessoa: com a formação científica, intelectual e desportiva, promovendo assim, valores e atitudes que privilegiam a construção da dignidade individual e do respeito pelo social.
A missão do Colégio do Marítimo Academy and Atlhetic Excellence é tornar-se a primeira Escola de Competências na Região e no País, promovendo o sucesso educativo, a educação em valores e o desenvolvimento das competências intelectuais e socio-emocionais dos alunos através do Desporto. Pretende-se fomentar competências exatas nos alunos para que se tornem indivíduos talentosos, tanto no desporto como em todos os quadrantes sociais.
O apoio pedagógico acrescido no Colégio do Marítimo tem como objetivo colmatar as dificuldades que os alunos apresentam. É atribuído prioritariamente aos alunos com necessidades educativas especiais e depois aos alunos do ensino básico referenciados do ano letivo anterior, com incidência nas disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Língua Estrangeira.
Das tecnologias à música
O colégio maritimista desenvolve actividades nas áreas de tecnologias de informação e comunicação, expressão plástica, educação musical, língua estrangeira, cidadania, biblioteca e natação. Existe ainda o Projeto Eco Escolas, o Projeto Mala das Histórias, e o Projecto Jornalinho, este último com programa na Marítimo TV.
Boas práticas ambientais
Há 11 anos consecutivos que o Colégio do Marítimo recebe o Galardão Bandeira Verde referente ao programa Eco Escolas.
Além de dispor de todo o material didático e pedagógico essencial ao desenvolvimento das crianças, o Colégio do Marítimo contempla espaços amplos e modernos, nomeadamente sete salas de pré-escolar, oito salas de aula para alunos do 1º Ciclo, um polivalente, um recreio, uma biblioteca, uma sala da direção, uma sala de professores, um estúdio de música e televisão, uma sala de multimédia. Os alunos do colégio têm ainda acesso à prática e várias modalidades desportivas bem como a um centro de fisioterapia.
O nosso Colégio assume-se assim como uma referência no panorama educativo Regional e Nacional. O renovado projeto do Colégio do Marítimo, nasceu de um desejo deveras antigo do Presidente do Clube, Sr. Carlos Pereira. Este surgiu numa visita ao Clube desportivo Galatasaray, na Turquia. O Presidente do Clube Sport Marítimo ficou impressionado com o Colégio que este clube desfrutava, abarcando crianças desde o ensino primário até ao ensino universitário. O desejo de (re)abrir o Colégio surgiu então nessa altura, fruto da construção do Complexo Desportivo de Santo António, que sofreu uma alteração ao projeto inicial, dando origem ao renovado Colégio do Marítimo, inaugurado no dia 18 de Abril de 2006.
O Colégio do Marítimo pretende ser uma Instituição Educativa e Desportiva que constitua uma referência na comunidade, distinta de todas as outras, e que desenvolva a excelência, sustentada numa oferta desportiva diversificada e flexível, capaz de responder às necessidades e aptidões dos discentes, aliando a inovação desportiva e académica, construindo um ambiente de Valores.
O objetivo do Colégio é também proporcionar às crianças, um contacto com os meios audiovisuais, através da participação em programas como “repórteres” e “pivots”, dando assim, oportunidade ao aparecimento, quem sabe, de futuros jornalistas e apresentadores, neste “mini centro de formação”, através do Jornalinho – o Telejornal do Colégio.
São vários os fatores que tornam este colégio em caso único no país: estar inserido num clube desportivo, incentivando à prática de várias modalidades desportivas.
Vivemos um período de emoções, de recordações e de perspetiva de futuro: comemoramos os 12 anos do nosso Colégio do Marítimo, mas o sonho começou bem antes, quando o primeiro Colégio ganhou forma e o Marítimo proporcionou as primeiras aulas de instrução primária a atletas! Apesar de algumas interrupções, com esta iniciativa, o Club Sport Marítimo ajudou a combater o analfabetismo, elevado na altura. Muitos idosos e que residiam na zona de Santa Maria, encontraram no Colégio da altura, o lugar perfeito para a aprendizagem do ensino e tanto assim que em 1925, o Governo da República concedeu o louvor pelo trabalho desenvolvido.
A 18 de Abril de 2006, com a inauguração do Complexo Desportivo do Club Sport Marítimo, é criado o renovado Colégio do Marítimo, nas instalações do Complexo Desportivo de Santo António.