Bernardo Flor, guarda-redes dos sub15 verde-rubros, foi o herói da Final ao defender três grandes penalidades.
A Madeira conquistou o lendário Torneio Lopes da Silva. Os jovens madeirenses, obreiros de uma verdadeira epopeia, conquistaram um título inédito para o futebol regional. Depois de um trajecto invicto, a Selecção da Madeira, orientada por Humberto Fernandes, derrotou a Selecção de Setúbal nas grandes penalidades, após um faiscante duelo que terminou empatado a 3 golos. Capitaneados por Nélio Batista, médio verde-rubro, o “onze” madeirense contou com mais 3 leões do Almirante Reis: Bernardo Flor, João Vale e Afonso Vieira. Os rapazes da Pérola do Atlântico estiveram sempre em desvantagem, mas souberam resgatar o espírito de um povo que sabe lutar e jamais se renderam.
Aos 22 minutos, Dinis Pinheiro, o 10 setubalense, protagonizou um golo antológico, ao desfeitear Bernardo Flor com um pontapé de bicicleta. Nélio Batista igualou o marcador já na compensação da primeira parte, ao converter uma grande penalidade. Os jovens sadinos não acusaram o toque e, no início da segunda-parte, voltaram a adiantar-se no marcador. Dinis Pinheiro bisou. De novo, os madeirenses empataram. Guilherme Dinis, aos 51 minutos, igualou a final a duas bolas. O jogo, no entanto, corria de feição aos rapazes do Sado, com Leonardo Paulin a devolver a vantagem aos sadinos que, a dois minutos do fim, já celebravam. No entanto, do outro lado estavam descendentes desses “heróis do trabalho na montanha agreste”. Afonso Vieira, outro jogador do Marítimo em grande destaque nesta final, marcou o terceiro golo insular e empatou o duelo. A Final decidir-se-ia através das grandes penalidades.
Bernardo Flor acabou por ser a grande estrela da Final Platina do ‘Lopes da Silva 2023’. O guardião do Marítimo, Campeão da II Divisão Nacional em Iniciados, concluiu uma temporada inesquecível ao agigantar-se na defesa da Madeira. Os setubalenses dirão que Bernardo não é “flor que se cheire”: defendeu três grandes penalidades e garantiu aos jovens madeirenses a glória. Por outro lado, o Club Sport Marítimo e a Madeira, terra das mais belas flores, saúdam o nosso Bernardo e todos os jovens jogadores que, na manhã de hoje, guindaram a o futebol jovem da Madeira ao cume do futebol português. As congratulações são extensíveis a todos os responsáveis técnicos da Associação de Futebol da Madeira e, naturalmente, a quem trabalha diariamente com estes jovens nos seus respectivos clubes.
Parabéns, rapazes. O Club Sport Marítimo curva-se em vénia.
(Fotografia em destaque: Cortesia Associação de Futebol da Madeira)