Foi com enorme tristeza que o universo verde-rubro, e madeirense em geral, recebeu a notícia da morte de Rui Emanuel Gonçalves Rodrigues, umas das principais figuras do futebol madeirense de todos os tempos.
Para além das várias funções, clubes, equipas e modalidades que o Professor Juca foi protagonista no desporto madeirense, no Marítimo exerceu várias funções em datas diferentes onde trabalhou com vários presidentes desempenhado trabalhos que levaram o nosso clube a êxitos desportivos.
O Professor Juca foi treinador principal do maior das Ilhas nas épocas 2004/2005 e 2005/2006. De resto a sua primeira atividade no Marítimo é como treinador da formação na longínqua época 1983/1984 e na época 85/86 foi adjunto na equipa principal. Coordenou o Futebol Jovem e por ele passaram imensos treinadores e atletas que aprenderam com a sua pedagogia, incluindo como treinador da equipa B. Foram décadas ao serviço do nosso clube!
A notícia foi recebida com muita tristeza pelos dirigentes, sócios e simpatizantes do Marítimo, mas em particular pelos funcionários do nosso clube, que tiveram o privilégio de trabalhar, de privar com ele e de desenvolver uma amizade. O Prof Juca foi Coordenador Geral do Club Sport Marítimo e os funcionários que ele liderou falam de um homem corajoso, de grande bom senso e sensatez, de grande inteligência e capacidade de trabalho, que a todos tratava com correção e humanidade. Era uma figura ímpar dos cargos de chefia, tinha um grande sentido de profissionalismo e era dotado de uma enorme experiência.
O Professor Juca foi um líder carismático, desenvolveu entre todos um enorme espírito de equipa e marcou gerações! É um homem a quem o desporto da Madeira muito deve, e o Marítimo em particular. Com o professor Juca aprendemos muito e jamais o esqueceremos. Obrigado Professor Juca!
O Marítimo na pessoa do Presidente da Direção Carlos André Gomes, em representação de todos os maritimistas, endereça à família do Professor Juca o mais sentido pesar.
Que descanse em paz.
Texto: Cátia Dias