O Maritimismo é um culto. José Manuel Sousa da Silva foi sempre um dos seus grandes cultores. Foi e continuará a ser, porque a morte não nos separa das recordações e dos legados. José Manuel Silva faleceu no passado sábado, 2 de Setembro, poucas horas depois da vitória do seu Marítimo no ‘Caldeirão’. Maritimista visceral, omnipresente na vida do nosso Club, José Manuel Silva entranhou-se ainda mais no Marítimo ao exercer funções no dirigismo, atravessando várias Direcções. Ainda mais perto dos órgãos vitais do Marítimo, José Manuel Silva foi treinador dos juniores e dos juvenis entre as épocas 1958/1959 e 1963/1964.
Sócio desde 18 de Maio de 1959, o Maritimismo foi, para José Manuel Silva, um modo de viver, um ideal, uma crença na redenção, um caminho para a Felicidade. José Manuel Silva foi testemunha ocular de tantas epopeias, sobre as quais escreveu enquanto jornalista e as celebrou enquanto homem de causas. O Club Sport Marítimo foi uma dessas causas que nortearam a vida de um Justo.
A quem fica e que agora se despede de José Manuel Silva: a grandeza do Marítimo é herança para ser honrada todos os dias.
Obrigado por tudo, José Manuel.
A Direcção