Francisca Henriques, patinadora do Club Sport Marítimo, continua a arrebatar distinções a grande velocidade. No Domingo, na Gala da Patinagem 2023 – cerimónia organizada pela Federação Portuguesa de Patinagem no Centro Multimeios de Espinho – a jovem “verde-rubra” foi condecorada com o ‘Prémio Serpa’ para a ‘Atleta Revelação’. Uma distinção natural depois de uma temporada gloriosa. Em Julho de 2022, no Campeonato Nacional Individual de Pista, Francisca Henriques ascendeu por duas vezes ao mais alto lugar do pódio. Duplo ‘ouro’ no ranking de velocidade e de fundo, ao qual se junto o recorde nacional absoluto nos 200 metros Júnior, prenúncio da glória europeia que chegaria em Setembro.
Na cidade italiana de L’Aquilla, a atleta do Marítimo trocou de camisola, mas manteve o “verde-rubro”. Integrada na comitiva portuguesa convocada para o Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade, Francisca Henriques protagonizou a “arte da fuga” e garantiu o “ouro” europeu nos 200 e 500 metros sprint, para além do “bronze” nos 1000 metros sprint em Juvenis femininos. Homenageada pelo Club Sport Marítimo em pleno ‘Caldeirão’, a jovem ‘leoa do Almirante Reis’ celebra, agora, o justo tributo prestado pela Federação.
Parabéns, Francisca. Parabéns a quem trabalha contigo e contribuiu para que eleves o nome do Marítimo e da Madeira até ao cume dos sonhos.