O Club Sport Marítimo estreou-se nos Campeonatos Nacionais há 100 anos. A 17 de Junho de 1923, os endiabrados campeões das ilhas, após uma batalha intensa para cujo sucesso muito contribuiu Álvaro Reis Gomes, os verde-rubros deram os primeiros passos no futebol nacional.

Álvaro Reis Gomes (1903-1973) foi professor, jornalista, advogado, escritor e um grande Maritimista

O primeiro adversário do Marítimo foi a Associação Académica de Coimbra. Não obstante a superioridade demonstrada pelos madeirenses durante grande parte do duelo, de acordo com os relatos da época, um ambiente hostil, em Lisboa, redundou numa derrota por 1-2. Deodato Rodrigues, na ‘História do Club Sport Marítimo’, exalta Reis Gomes como “o dirigente que teve a espinhosa missão de demonstrar à União Portuguesa de Futebol (futura Federação Portuguesa de Futebol) a injustiça que seria deixar o Campeão da Madeira de fora da prova, como acontecera na primeira edição, na época anterior”.

Pioneiros e ao leme da Madeira desde 1910, o Club Sport Marítimo desbravou o caminho do Portugal insular. Três anos depois, a grande qualidade dos ‘Marítimos’ garantiria a glória plena: Campeões de Portugal em 1926.